Aqui e lá, juntas somos mais fortes

3

*Texto Karen Aguiar
Fotos: Patricia Lacerda

Primeiro de junho foi dia de levantar a voz. Em Dublin, mulheres se organizaram e tomaram uma das principais avenidas com cartazes e rostos pintados de vermelho. O caso da jovem de 16 anos estuprada por 33 homens no Rio de Janeiro foi a gota d’água. O recado é: estamos unidas e não vamos nos calar.

De acordo com a organização do ato, aproximadamente 20 pessoas entre homens e mulheres de várias nacionalidades, se reuniram às 40 manifestantes durante a ação.

“Meu sentimento é de indignação, me senti impotente por não poder fazer nada, por não poder estar lá e gritar por nossas mulheres. Gostaria de estar lá de mãos dadas com todas as mulheres que são violentadas a cada 11 minutos e dizer que a culpa NÃO é delas. Essa cultura de culpabilizar a vítima faz com que muitos casos não sejam denunciados, e como no Brasil o sexismo já está impregnado na sociedade, nossa luta é uma forma de gritar para o mundo e gerar pressão internacional para que o caso seja resolvido.”, diz Karen Cargnin, estudante e uma das organizadoras.

A espanhola Marta Bussieres Rodriguez também se mobilizou com o protesto e afirmou que esse problema não diz respeito somente às mulheres do Brasil, mas de todo o mundo.

Para a italiana Rosy Occhipinti essa demonstração é realmente importante, inclusive para as próximas gerações. “Esta é uma doença cultural que começa do fundo e isso significa que temos de reeducar as pessoas a respeitarem as mulheres tanto quanto os homens. É terrível pensar que para muitos não somos as donas do nosso corpo, realizar um aborto, romper com o namorado ou decidir fazer algo que não é aceito por esta má mentalidade. Há alguns dias uma jovem italiana faleceu após seu ex-namorado atear fogo em seu corpo, enquanto ela estava viva, apenas por não aceitar o fim da relação. Esta é uma das muitas e muitas histórias que acontecem todos os dias em cada país e precisamos dizer não à violência as mulheres”.

6

5

1

thumb_IMG_0343_1024

thumb_IMG_0379_1024

thumb_IMG_0356_1024

thumb_IMG_0353_1024

2

3

thumb_IMG_0432_1024

thumb_IMG_0398_1024

thumb_IMG_0416_1024

thumb_IMG_0392_1024

thumb_IMG_0433_1024

Seja o primeiro a comentar